fbpx
Gestão em provedores de internet é uma competência fundamental para o crescimento sustentável do negócio. Muitos donos de provedores estão muito focados na área técnica e acabam por negligenciar o desenvolvimento da gestão em suas empresas. Nesse artigo, vamos analisar alguns princípios que norteiam a forma de pensar e agir de algumas empresas muito bem-sucedidas e como incorporá-los à gestão em provedores de internet. Esse conteúdo faz parte do curso Aceleração Empresarial para ISPs do Prof. Nicolas Bueno.

Princípios da cultura “startup”

 

O uso do termo “startup” vem aumentando muito nos últimos anos. Originalmente, “startup” era uma empresa “jovem” que se propunha a resolver um problema com uma solução diferente daquelas disponíveis atualmente. Com o tempo, grandes empresas como a Salesforce, Google, Microsoft e outras começaram a adotar o uso do termo “startup” para se referir a uma cultura, a um modo diferente de pensar e agir perante os problemas.

Empresas como essas e Netflix, AirBnB, Uber, Facebook, Twitter, LinkedIn, e outras vêm definindo os padrões e o futuro da “cultura startup”. Essa cultura refere-se à incorporação dos princípios abaixo no dia-a-dia das empresas.

 

Colaboração

 

Empresas de tecnologia com alto crescimento sempre prezam pela colaboração máxima entre seus colaboradores. A palavra “funcionário” é eliminada do cotidiano da empresa, e o foco das pessoas passa a ser resolver os problemas e gerar resultados tangíveis o mais rápido possível.

Uma cultura de alta colaboração entre as pessoas é desenvolvida no dia-a-dia, e pode ser acelerada através de fatores como comportamento dos sócios, método de gestão de projetos e o ambiente físico da empresa. Veja abaixo alguns exemplos de escritórios de empresas que incentivam diariamente a colaboração entre as pessoas.

 

Netflix

gestão em provedores de internet netf1

Amazon

gestão em provedores de internet amaz1

Facebook

gestão em provedores de internet fb1

Twitter

gestão em provedores de internet tt1

 

Dá para perceber o padrão na forma de organizar os escritórios? Ausência de divisórias, mesas próximas umas às outras, ambientes bem iluminados, etc.

Quanto mais “funcionários” seus subordinados forem, menos eles estarão preocupados em resolver os problemas e limitações da empresa e mais em apenas executar suas funções. Iniciativas focadas em incentivar a colaboração como, por exemplo, redução do número de divisórias nos escritórios da empresa e a criação de um momento mensal para compartilhamento de conhecimentos técnicos entre os colaboradores, são de suma importância para incentivar a colaboração e o feedback entre as pessoas. Quanto mais colaboradores e menos funcionários na empresa, mais fácil e ágil fica a gestão em provedores de internet.

Outros exemplos de iniciativas voltadas a estimular colaboração:

  • Eventos recreativos
  • Comemorações de aniversários
  • Feedback contínuo (veremos detalhes mais à frente neste material)
  • Reuniões diárias em pé durante a execução de projetos (veremos detalhes mais à frente neste material)

 

Inovação

 

Inovação resume-se na sequência de tentativas para resolver problemas com novas soluções. Muitos empreendedores, ao pensarem em “inovação”, consideram apenas a “inovação externa”, ou seja, aquela inovação que geralmente acontece através da entrega de produtos ou serviços muito diferentes de seus concorrentes. Produtos e serviços inovadores são sim um exemplo de inovação, mas o que startups se deram conta é de que, para inovar em seus produtos e serviços, você precisa ter a mentalidade inovadora em tudo que você faz – inclusive internamente em sua empresa.

 

gestão em provedores de internet colab

 

Um empreendedor com mentalidade inovadora está sempre tentando novas formas de executar seus processos, liderar suas pessoas e seu negócio. A persistência incansável é o que geralmente resulta na inovação – tanto interna quanto externa.

Alguns exemplos de inovação interna:

  • Tentativa de uma nova maneira de executar um ou vários processos
  • Tentativa de uma nova estrutura de departamentos para trazer mais agilidade ao negócio e ao cliente
  • Tentativa de uma nova forma de treinamento
  • Tentativa de um novo processo de recrutamento e seleção

Alguns exemplos de inovação externa:

  • Tentativa de uma nova estratégia de comunicação
  • Tentativa de lançar um novo produto ou serviço ao mercado
  • Tentativa de alterar os preços e condições de seus planos de acesso à internet
  • Tentativa de novos modelos de negócio para entregar valor ao cliente (exemplo: vender o serviço de “roteadores wi-fi gerenciados” por R$ 20,00 a mais em cada mensalidade)

Como você pode ver nos exemplos acima, a essência da inovação está ligada a uma sequência incansável de tentativas. Nunca se decepcione ao tentar uma inovação que não surtiu o resultado que você esperava pois você aprendeu mais uma forma de “não fazer”.

Alguns fatores que incentivam a inovação em provedores de internet:

  • Confiança dos superiores
  • Transparência dos superiores e da direção na tomada de decisão
  • Autonomia e delegação de atividades e decisões
  • Equipes auto gerenciáveis
  • Feedback contínuo com todos os colaboradores
  • Momentos para troca de conhecimentos técnicos entre os colaboradores

Alguns fatores que prejudicam a inovação em provedores de internet:

  • Micro gerenciamento de pessoas e tarefas
  • Cobranças por tarefas e não por metas
  • Centralização de tarefas e decisões na direção e nas gerências da empresa
  • Confidencialidade de informações, metas, políticas e pensamentos
  • Falta de feedbacks contínuos aos colaboradores
  • Falta de momentos para troca de conhecimentos técnicos entre os colaboradores

 

Feedback Contínuo

 

Quando foi a última vez que você perguntou a um de seus colaboradores: “Fulano, como eu posso melhorar meu trabalho?”

Muitos donos e gestores de provedores de internet não estão habituados a dar e receber feedbacks sinceros e transparentes com frequência. A ausência da prática do feedback é uma porta de entrada para uma cultura empresarial fechada, engessada, cheia de segredos, divisórias e com pouca colaboração e espírito de equipe.

Em qualquer empresa que quer crescer mais rápido a cada ano – ISP ou não –  feedback deve fazer parte do dia-a-dia em todos os níveis hierárquicos e departamentos. Os empreendedores responsáveis pela gestão em provedores de internet devem sempre partir da premissa de que ninguém é perfeito – nem eles mesmos. Por mais que aparentemente todos saibam desta premissa, poucos aplicam ela em seu dia-a-dia e mostram grande comprometimento com solicitar feedbacks constantes a seus subordinados. Experimente criar uma reunião mensal de 20 minutos entre cada gestor e subordinado em sua empresa única e exclusivamente para que haja troca mutua de feedback entre eles. Isso com certeza irá trazer grandes benefícios de curto, médio e longo prazo para seu provedor.

 

gestão em provedores de internet feedb

 

Benefícios de criar uma cultura de feedback em seu provedor:

  • Sua equipe trabalhará mais unida e seus departamentos também
  • Seus gestores ganharão mais controle e influência de seus subordinados através da conquista de mais respeito e admiração dos mesmos
  • Problemas e conflitos operacionais e estratégicos serão resolvidos com muito mais agilidade
  • Você irá valorizar seu capital humano a cada feedback – o que acarretará em um aumento monetário da avaliação da empresa no caso de uma possível venda ou fusão patrimonial
  • Sua empresa inovará mais rápido seus processos, políticas e formas de pensar – o que é um bom começo no processo de levar uma experiência verdadeiramente única a seus clientes

 

Transparência

 

Muitos provedores de internet tem uma aversão à transparência em sua gestão. Nessas empresas, existe um excesso de decisões que são tomadas a portas fechadas, sem feedback das pessoas envolvidas nos itens a serem impactados por essas decisões. As metas da empresa não são claras e, muitas vezes, nem comunicadas para os colaboradores (isso quando a empresa tem metas).

Em um ambiente com pouca transparência, a inovação tende a ser extremamente mais lenta do que poderia. Isso acontece pois o medo e a desconfiança estão enraizados no dia-a-dia dos tomadores de decisão. Assim, a probabilidade de seus colaboradores trazerem e implementarem mudanças na empresa é muito menor, bem como é seu senso de valorização por parte da empresa.

Fatores que ajudam na criação de uma cultura transparente:

  • Redução do número de divisórias no escritório
  • Feedback contínuo
  • Treinamentos de liderança para os gestores
  • Resultados trimestrais da empresa comunicados para os colaboradores juntamente às metas do próximo trimestre

 

Responsabilidade

 

Empresas que querem sempre manter seu crescimento maior que o de seus concorrentes precisam dar muita, muita importância ao desenvolvimento das pessoas que a constituem. Além de incorporar treinamentos no cotidiano da empresa, é importante deixar responsabilidades e metas claras para todos os colaboradores. 90% do foco das cobranças a serem realizadas sobre os subordinados pelos gestores deve ser quanto a metas e não tarefas.

O hábito de definir e cobrar responsabilidades sobre metas é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e manutenção de um organograma com equipes cada vez mais auto gerenciáveis. Isso facilita a gestão em provedores de internet bem como de qualquer empresa pois, como eu costumo dizer em meus cursos, “Não existe empresa, apenas um conjunto de pessoas trabalhando ou não juntas pelos mesmos objetivos”.

O Netflix possui uma apresentação com 124 slides em seu website para explicar e comunicar a cultura da empresa. O Título da apresentação é Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade

 

gestão em provedores de internet netf2

 

Fatores que ajudam a criar uma cultura de responsabilidade:

  • Todos os colaboradores com metas definidas
  • Bonificação por atingimento de metas
  • Pague excelentes salários e exija resultados muito ambiciosos
  • Filtre continuamente as pessoas em sua empresa

 

Ambiente de trabalho incrível

 

Empresários de sucesso se preocupam muito com seus ambientes de trabalho. E ambientes incríveis de trabalho são sinônimo de ter colegas incríveis. Empresas vencedoras entendem que um dos mais importantes aspectos para atrair e reter os melhores talentos são os colegas de trabalho.

Táticas como criar ambientes de escritório descontraídos e divertidos ajudam? Sim, como tática para atrair os melhores talentos, e não para retê-los. A retenção das melhores pessoas tem muito mais a ver com os colegas de trabalho e com os desafios que elas encontram do que com o escritório em si.  

Fatores que ajudam a criar um ambiente incrível de trabalho

  • Prefira sempre ter menos pessoas mais bem pagas do que mais pessoas não tão bem pagas
  • Prefira sempre ter menos pessoas excelentes do que mais pessoas “mais ou menos”
  • Utilize o modelo “CHA” abaixo para mapear quais Conhecimentos, Habilidades e Atitudes o candidato ideal para cada posição deve possuir antes de iniciar as entrevistas de emprego

 

 

gestão em provedores de internet cha1

 

ISPs em todo o Brasil vivem um momento de profissionalização. No assunto gestão em provedores de internet, a principal deficiência que eu identifico em diversos clientes é a gestão de pessoas. À medida em que os empreendedores de telecom conseguirem pensar e enxergar seus ISPs como startups incorporando os princípios acima em seu dia-a-dia, teremos muito mais agilidade em nossas operações e mais potencial de inovação para nossos clientes.